quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Alemães criam rede de 800 Mbps usando apenas lâmpadas de luz

Pesquisadores alemães criaram um sistema de transmissão de dados utilizando um sistema de iluminação com lâmpadas LED. Graças a novidade, esse sistema pode ser combinado com as redes Wi-Fi e PLC (via rede elétrica), permitindo o envio e recebimento de dados da Internet em alta velocidade em casa ou escritório.

A tecnologia de envio de dados através das lâmpadas LED brancas(composta por uma lâmpada LED convencional e um simples modulador para controlar a cintilação) foi desenvolvida na Alemanha, pelo Instituto Fraunhofer de Telecomunicações, em Berlim. Os pesquisadores trabalharam em busca de uma alternativa de transmissão de dados, como parte de um projeto criado pela União Europeia, chamado OMEGA Home Gigabit Acess.

Cada lâmpada LED transmite os dados através do piscar das lâmpadas, que é imperceptível ao olho humano em virtude de sua altíssima velocidade. No começo desse ano, os pesquisadores conseguiram alcançar 500 Mbps com LEDs brancos. Agora, usando uma combinação de cores (branco, verde, azul e vermelho), eles alcançaram a velocidade de até 800 Mbps, uma melhoria muito interessante para transmissão de arquivos de grande volume, como filmes e instaladores de jogos.

O único e grande inconveniente que o projeto encontra nesse momento é que o sinal dessa rede pode ser facilmente bloqueada se a lâmpada for coberta, ou se houver alguma sombra bloqueando a projeção da luz da lâmpada. Eles recomendam que o novo sistema seja um recurso complementar, e não um substituto para as atuais redes Wi-Fi, 3G ou PLC.

O novo sistema poderia também ser utilizado em hospitais, ou em locais onde o Wi-Fi e o 3G podem causar problemas de interferência em equipamentos sensíveis. Uma tecnologia com certeza revolucionaria, porém que ainda tem muito a ser aprimorado com o tempo. Alias, mais um avanço tecnológico que se embasa em uma tecnologia que esta crescendo muito ultimamente, LED, vamos agora ficar de olho, para ver o que mais pode surgir por ai...

Abraço galera...

Fonte: TechTudo