quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Centralia - Ou seria Silent Hill

Você(dependendo do seu nível de nerdice, ou não) deve ter jogado Silent Hill. Famoso jogo de PS I, e II, e outras plataformas. Grande jogo, muito aclamado pela critica, que assim como muitas outras franquias teve um ótimo começo mas foi decaindo pela sede de lucrar,e acabou definhando com o tempo, mas isso não vem ao caso(pelo menos agora).


Antes de partir direto ao ponto, vamos passar por uma rápida explicação sobre a temática do jogo, Silent Hill, traduzido ao pé da letra, quer dizer Colina Silenciosa, ou Monte Silencioso. A cidade onde se passa a historia do jogo fica próximo ao Lago Toluca, e sabe-se la por que, é assombrada por um mal demoníaco e ancestral, e rodeada por demônios, que só podem ser vistos por pessoas que sofreram traumas psicológicos, ou "especiais".

Há a aproximadamente mais de 100 cidades com uma geografia semelhante a Silent Hill (rodeada por montanhas e próximas a algum lago), logo afirmar a localização exata de Silent Hill não é possível. Não vou me ater as outras curiosidades sobre a localização da cidade no jogo, mas você pode encontra-las na Wikipédia. Silent Hill, é uma cidade turística e de passeio para o outro mundo(aposto que para turistas como Alan Wake, e Sam e Dean Winchester).

Mas, deixando de lado a jogatina..... Você sabia q vários cenários no filme(Silent Hill) foram inspiradas nas paisagens de uma pequena cidade na Pensilvânia? Sim, a cidade chama-se Centralia. Imagine q você está numa cidade com uma nevoa espessa, ruas desertas, interditadas, buracos no meio do nada..... Então, essa é a paisagem de Centralia atualmente.






A pequena, amável e assustadora cidade foi fundada por Jony Mustava em 24 de Agosto de 1875. A região é rica em carvão mineral, e pequenas minas eram as principais fontes de renda da cidade. Até o fatídico ano de 1962, em que um grande incêndio começou em uma mina, e se espalhou muito rapidamente, como a rede de minas se espalhava por todo o subsolo da cidade, conter o incêndio foi impossível, e a liberação de gases tóxicos por toda a área foi inevitável.
Devido a grande quantidade de incêndios, e calor insuportável, isso sem falar nos gases tóxicos, a população foi forçada a abandonar o local. Só pra relatar dois exemplos de como estava a situação na época: o dono de um posto de combustível, teve q abandonar desesperadamente o local após descobrir q a gasolina (que fica guardada no subsolo em qualquer posto) estava quase fervendo com mais de 75 °C. Outro exemplo (digno de filme de desastre natural - Volcano, 2012, etc ) que aconteceu em 1981 é o do pequeno Todd Domboski, que estava brincando, quando um buraco de aproximadamente 46 metros, abriu sob seus pés, por sorte foi salvo por seu primo Eric Wolfgang, que conseguiu puxa-lo rapidamente. Todd relatou que os pequenos instantes no buracos o fizeram sentir-se como se estivesse caindo no inferno. Foram medidos níveis letais de monóxido de carbono no local, além da temperatura do local ser extrema.

Uma fato interessante é: Do incendio começar até a noticia se disseminar por todo o país, passaram quase 20 anos,  penso na tensão dos moradores nesse periodo, "Vamos ali na cafeteria, OPA, ta saindo um vaporzinho ali, melhor evitar." ou entao "Querida, hoje tem churrasco, vou botar a carne no buraco do quintal.".


Em 1984 foram disponibilizados mais de US$ 42 milhões para ajudar a realocação dos moradores da cidade.
Em 1992 o governador Bob Casey clamou Domínio Eminente em todos os prédios da cidade, os moradores tentaram revogar a medida sem sucesso tempos depois.
E em 2002, o CEP de Centralia (17927) foi revogado pelo governo.

O censo de 2000 afirmou que a população da cidade era de 21 habitantes, porém em 2007, a estimativa era de apenas 7 pessoas.

O subsolo da cidade continua em chamas, mesmo com mais de 40 anos de seu inicio, e segundo estimativas de especialistas continuará por pelo menos, mais 250 anos.

Essa é a impressionante história da cidade Centralia, uma pequena e prospera cidade que teve de ser abandonada, e atualmente mais parece parte de um filme de terror. Segue um video com imagens de Silent, ops Centralia.


Nada de monstros pela cidade, mas a nevoá por si só já dá um baita susto a noite. E ai quem arriscaria um passeio noturno pelas rudas da pequena cidade?